Aplicação da gestão por processos na modalidade EaD*

Ana Carolina Rodrigues Savall, Jorge Luiz Silva Hermenegildo

Resumo


Este artigo aborda pesquisa que objetivou introduzir a Gestão por Processos em um curso superior ofertado na modalidade a distância em uma instituição federal de ensino e que foi desenvolvida por meio da Modelagem de Processos. Nesse contexto, destacam-se as seguintes etapas: identificação dos processos institucionais; análise dos processos de curso e seleção daquele prioritário para modelagem – Avaliação de Unidades Curriculares; mapeamento do processo crítico conforme a técnica de notação para modelagem de processo Business Process Modeling Notation (BPMN), por meio do aplicativo gratuito BizAgi Process Modeler, bem como sua analise detalhada; e proposição de estratégias para o aperfeiçoamento desse processo, visando contribuir para a melhoria da Gestão do Curso. Com o mapeamento desse processo, identificou-se instrumento que, por ser amplamente utilizado, foi submetido à análise pelos estudantes e equipe do curso (professores, tutores e coordenadores), bem como se avaliou cada um de seus itens. A partir da pesquisa realizada, e com o intuito de contribuir para melhorar o instrumento, o artigo sugere a reestruturação dos itens e a análise das qualidades psicométricas de validade e precisão...


Palavras-chave


Gestão por Processos; Educação a Distância; Instituição Pública.

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EntreVer, ISSN 2237-6674, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.