Estudo das tecnologias aplicadas à educação a distância*

Sílvia Calmon de Albuquerque, Adelson de Paula Silva

Resumo


A expansão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) traz novas formas e oportunidades para o ensino e a aprendizagem, tanto presencial quanto a distância. Com este artigo, busca-se apresentar o trabalho de investigação das tecnologias usadas no Curso EaD de Informática para Internet do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Fez-se um levantamento dos recursos do Moodle que são usados pelos docentes nas disciplinas do curso. São apresentados gráficos quantificando o uso das ferramentas e a relação entre o uso e o resultado alcançado pelos alunos. Observou-se que a maioria das disciplinas emprega um número reduzido de ferramentas, havendo pouca variação nas ferramentas usadas, sendo os testes, o conteúdo web e o fórum as mais utilizadas. Contudo, não se pode estabelecer uma relação direta entre o número de ferramentas usadas e o resultado dos alunos; porém, a pesquisa desenvolvida contribui para indicar quais outras ferramentas podem ser aproveitadas no Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem (AVEA) do curso.


Palavras-chave


Educação a Distância; Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem; Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


EntreVer, ISSN 2237-6674, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.