Gerenciamento das estratégias avaliativas em educação a distância (EaD)*

Hudson Ricardo Borges, Clóvis Nicanor Kassick

Resumo


A pesquisa apresentada neste artigo teve como objetivo analisar o gerenciamento da avaliação por competências no Curso Técnico em Informática para Internet na modalidade de ensino a distância do IFSC. Para a consecução do objetivo, utilizou-se um estudo de caso, com observação participante, aplicação de questionários e entrevistas. O curso se desenvolve por meio da parceria entre o e-Tec Brasil, Instituto Federal de Santa Catarina e as prefeituras das cidades de Campos Novos, Gaspar, Itapoá, Otacílio Costa, Santa Cecília, São José e Xanxerê. Ao mapear as estratégias avaliativas, verificou-se que o curso tem por base três atividades de ensino e uma prova presencial. O gerenciamento das estratégias de avaliação se inicia com a elaboração do plano instrucional, no qual consta todo o material didático e atividades a serem divulgados para os estudantes no Ambiente Virtual de Aprendizagem. A metodologia de desenvolvimento do curso conta, ainda, com interações presenciais, chats e fóruns. Durante as aulas das Unidades Curriculares, o tutor presencial auxilia e organiza grupos de estudantes na execução das atividades, enquanto o tutor a distância controla e divulga os conceitos nelas atribuídos...


Palavras-chave


Educação a distância; Avaliação por competências; Gerenciamento de modelo avaliativo.

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EntreVer, ISSN 2237-6674, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.