A tutoria no ambiente virtual de ensino-aprendizagem*

Maria Aparecida Silva de Souza, Carlos Alberto Dallabona

Resumo


Partindo do pressuposto de que um dos papéis do tutor a distância é o de potencializar a mediação e colocar-se como um motivador do processo de ensino-aprendizagem e de que o distanciamento físico na Educação a Distância exige uma mediação pautada em novas estratégias, habilidades, competências e atitudes, o presente artigo tem como objetivo principal apresentar resultados de pesquisa que se propôs a verificar as dimensões do trabalho dos tutores a distância para esse processo no Curso de Licenciatura em Informática do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Cachoeiro de Itapemirim. Buscava-se compreender as dimensões do trabalho do tutor em processos educativos à distância, levantando com os tutores elementos restritivos e facilitadores do exercício da tutoria nesse curso, abordando alguns aspectos da história do ensino a distância no Brasil, no Instituto e no Curso de Licenciatura em Informática. O desenvolvimento consistiu na leitura de autores que realizaram estudos que perpassam a temática em questão, a fim de embasar teoricamente a pesquisa. A pesquisa empírica consistiu de entrevista individual com os tutores à distância do Curso de Licenciatura em Informática do Instituto...

Palavras-chave


Tutoria; Mediação; Educação a Distância.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


EntreVer, ISSN 2237-6674, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.