O ensino da disciplina demografia em cursos na modalidade a distância*

Marilia Borborema Rodrigues Cerqueira, Clovis Nicanor Kassick

Resumo


O momento atual de célere produção de conhecimentos e de avanço na modalidade de educação a distância implica necessária reflexão sobre os processos de ensino-aprendizagem. Assumindo a importância do estudo de Demografia para o entendimento da dinâmica demográfica, este artigo busca responder à pergunta: como desenvolver o trabalho docente em Demografia, na modalidade Educação a Distância, visando uma aprendizagem significativa? O objetivo é refletir sobre estratégias pedagógicas que contribuam para a ocorrência dessa aprendizagem nos cursos de Educação a Distância da Educação Profissional Técnica de Nível Médio da Rede Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil). A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica. Ressalta-se que a aprendizagem significativa ocorre quando um novo conhecimento, de interesse do estudante, se relaciona com a sua estrutura cognitiva preexistente. Materiais significativos e organização didática que provoquem desequilíbrios epistêmicos motivam o aluno, permitindo que ele busque a resolução do problema no sentido de seu reequilíbrio. Para isso, torna-se imperativo redefinir a relação pedagógica, entre docentes e estudantes, de modo que a (re)construção do conhecimento se efetive de forma significativa.


Palavras-chave


Educação a distância; Aprendizagem Significativa; Demografia.

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EntreVer, ISSN 2237-6674, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.