Avaliação da qualidade da infraestrutura e serviços em aeroportos do estado de São Paulo, Brasil

Débora Grassetti Martins da Costa, Miguel Ángel Aires Borrás, Andréa Regina Martins Fontes, João Eduardo Azevedo Ramos da Silva

Resumo


Este artigo procurou exibir as lacunas de desempenho de dois dos principais terminais aeroportuários do Estado de São Paulo, juntamente com indicativos de melhorias. Realizou-se pesquisa tipo survey com questionário semiestruturado junto aos usuários nos terminais de passageiros desses aeroportos, um localizado na capital e outro no interior do estado. Procurou-se também considerar a caracterização dos usuários, além de semelhanças e diferenças entre os aeroportos. Como principal resultado, obteve-se a necessidade de reestruturação desses terminais para acompanhar o crescimento da aviação civil brasileira, principalmente com a proximidade da Copa do Mundo e Olimpíadas Rio, ambos os eventos a serem sediados no Brasil. O resultado desse trabalho foi encaminhado aos órgãos competentes, responsáveis pela administração e controle de terminais aeroportuários e auxiliará na montagem de um plano de melhorias visando garantir que o nível de serviço percebido pelos passageiros esteja de acordo com padrões internacionais para terminais aeroportuários.


Palavras-chave


Infraestrutura de Aeroportos; Qualidade de Serviços; Serviços em aeroportos; Terminal de passageiros.

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