A Representação do Espaço Geográfico na Educação Básica

Orlando Ferretti

Resumo


A educação geográfica só é possível se o educador entende e dialoga com os conceitos fundamentais da ciência geográfica. Foi com base nessa ideia que surgiu esse trabalho, que tem por objetivo apresentar um referencial teórico sobre os principais conceitos da geografia, dialogando com a utilização dos conceitos observadas nos trabalhos de estudantes de graduação em estágio curricular supervisionado da licenciatura em geografia da Universidade Federal de Santa Catarina nos três últimos anos, de 2011 a 2014, buscando perceber se há dificuldade dos estudantes em formação a compreenderem o conceito e o método, ou conceitos e métodos possíveis para esta ciência, aplicados a educação básica. Observa-se que a caracterização do espaço geográfico no ensino fundamental e médio tem sido objeto de pesquisas nas universidades, pois há um avanço de abordagens de ensino, metodologias e de novas tecnologias que são utilizadas na representação do espaço. Este trabalho remete não a conceitos únicos e acabados, mas em uma perspectiva múltipla, de geografias. Essa multiplicidade, se entende, acontece sobretudo, por uma abordagem sociocultural do ensino.

 


Palavras-chave


Educação Geográfica; Estágio Supervisionado; Espaço Geográfico; Formação Inicial.

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v. 2, n. 1, nov. 2017