A Cidade de Boa Vista- Raraima em Questão: Uma Proposta Teórico-metodológica para o Ensino da Geografia

Vivian Karinne Moraes Rodrigues

Resumo


O presente artigo pleiteia a cidade de Boa Vista - Roraima como conteúdo escolar, já que as políticas de educação como a LDB, PCNs, OCEM defendem essa prática, dizendo ser importante para a formação do cidadão crítico, consciente dos processos e dinâmicas do lugar onde vive; fazendo pleno exercício de seus deveres e usufruindo de seus direitos, ainda assim apropriando-se do lugar, produzindo-o simultaneamente. Este trabalho propôs uma renovação teórico-metodológica para o ensino da geografia na cidade de Boa Vista. Para tal foi realizado um levantamento bibliográfico a respeito do ensino da Geografia, adoção de metodologias de diversos autores que tratam sobre a temática, aplicação de questionários aos alunos do 3° ano das escolas estaduais Monteiro Lobato e Caranã, com intuito de analisar o nível de conhecimento dos alunos a respeito da geografia urbana em destaque para a cidade de Boa Vista-RR. Levantamento de informações com professores e coordenação das respectivas escolas, coleta das coordenadas geográfica e elaboração dos mapas de localização da área de estudo, e por fim a ministração do minicurso que lança a proposta discutida nesta pesquisa com aplicação de um segundo questionário aos alunos para averiguar o resultado da metodologia adotada. Os resultados revelam que trazer a cidade de Boa Vista para dentro da sala de aula pode ser muito prazeroso, tanto para os alunos, como para o professor, pois estarão confrontando dois tipos de conhecimento, o científico e o adquirido com a vivência.


Palavras-chave


Cidade de Boa Vista; Ensino da Geografia; Produção do Espaço; Metodologia.

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Pesquisar - Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSN 2359-1870