A avaliação no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de geografia na unidade escolar Osair Valente em Canto do Burití, Piauí

Silvana Araújo Maciel

Resumo


 

Atualmente, muito se tem discutido sobre a avaliação no contexto escolar. Busca-se uma verdadeira definição para o seu significado, justamente porque esse tem sido um dos aspectos mais problemáticos na prática pedagógica. O presente trabalho objetiva analisar o papel da avaliação no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Geografia na Unidade Escolar Osair Valente em Canto do Buriti – PI. Para tanto utilizou-se a pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos e fotografias para maior aprofundamento da temática. Fez se necessário realizar, ainda, a pesquisa de campo para coletar dados mediante a aplicação de questionários com 20 (vinte) alunos e entrevista com 1 (um) docente. A partir da realização das entrevistas e de posse dos dados coletados em campo, foram iniciadas as tabulações e análise dos dados, obtendo assim resultados e discursões acerca do tema em questão. Observou-se que o professor de Geografia considera que o desinteresse e a falta de acompanhamento do país, são os principais problemas que interferem o processo de avaliação da aprendizagem. Entretanto, os alunos entrevistados acham adequadas as estratégias de ensino do professor e dizem ter dificuldade em relacionar os temas estudados com o dia-a-dia. Nesse sentido a avaliação não pode ser entendida como um momento final do processo, mas estar presente em todas as etapas do mesmo e funcionar como meio auxiliador da aprendizagem escolar.

 

 


Palavras-chave


Avaliação; Ensino-aprendizagem; Geografia.

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