O plano de ensino e a construção de conceitos na geografia escolar

Santiago Alves de Siqueira

Resumo


O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a importância pedagógica do plano de ensino para construção de saberes geográficos no ensino fundamental. Nossa perspectiva é ampliar o debate sobre os objetivos e possibilidades da geografia no ensino básico trazendo para a discussão a construção de conceitos como eixo orientador para que a geografia escolar possa cumprir um de seus propósitos: auxiliar os alunos na compreensão do espaço geográfico.

Palavras-chave


Plano de ensino; Construção de conceitos; Geografia escolar

Texto completo:

PDF

Referências


APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. 3ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2006. Reimpressão 2008.

CASTELLAR, Sônia; VILHENA, Jeruse. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: Ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2008.

_______. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas, SP: Papirus, 14ª edição, 2010.

_______. O ensino de geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.

CONTRERAS, José. Autonomia do professor. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.

COUTO, Marcos Antônio Campos. Pensar por conceitos geográficos. In: CASTELLAR, Sônia (Org.). Educação Geográfica: teorias e práticas docentes. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, 8ª ed. Paz e Terra, 1980.

_______. Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KAERCHER, Nestor André. Se a geografia escolar é um pastel de vento o gato como a geografia crítica. Porto Alegre: Evangraf, 2014.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

SANTOS. Milton. Metamorfoses do espaço habitado: Fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. 6ª ed. São Paulo: Edusp, 2014.

TONINI, Ivaine Maria. Geografia escolar: uma história sobre seus discursos pedagógicos. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 PESQUISAR – Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Pesquisar - Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSN 2359-1870