Os sete deveres necessários ao ensino da geografia e da cartografia escolar como desafios

Paulo Roberto Florencio de Abreu e Silva, Antonio Carlos Castrogiovanni, Ijaciara Barros de Abreu

Resumo


Na construção deste artigo, traçamos objetivos, pois eles nos levam ao estabelecimento de rotas. Desta forma, metaforizamos “Os Sete Saberes necessários a Educação do Futuro de Edgar Morin (2002),  com a construção do conhecimento geográfico/cartográfico no ensino escolar. Parece que, através do desafio deste artigo, nascerão frutos, tanto para os autores, como para professores de Geografia e pesquisadores, no sentido de, em outras considerações sobre a temática, retomarmos os autores, com novas leituras e discussões críticas, na busca de ideias e de outras verdades provisórias, bem como a  ações pedagógicas não lineares. Assim, este artigo através de ações bibliográficas, objetiva direcionar aos professores que ensinam Geografia a  buscarem caminhos e, com a acomodação,  outros direcionamentos  para ensinar Cartografia, no sentido de  dar conta da espacialidade da Geografia.


Palavras-chave


Ensino de Geografia; Ensino de Cartografia; Cartografia para crianças; Cartografia Escolar

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Cleide; PETRAGLIA, Izabel. Estudos de Complexidade. São Paulo: Xamã, 2006.

BECKER, F. Educação e construção o conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.

BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Penso, 2012

CASTELLAR, Sonia M.V. Educação Geográfica: a psicogenética e o conhecimento escolar. In: Educação Geográfica e as Teorias de aprendizagens. Cadernos Cedes, Campinas, vol.25, maio/agosto, 2005.

CASTROGIOVANNI, A. C.; SILVA, PAULO R.F.ABREU e. A Dialogicidade entre a Geografia e a Cartografia no Ensino Escolar. In: MELLO, L.S.; ROJAS, Jucimara.(Orgs). A transversalidade da interdisciplinaridade em metodologias e pesquisas. Curitiba, : CRV, 2015.

CASTROGIOVANNI, A. C.; SILVA, PAULO R.F.ABREU e. A dialógica entre a Cartografia no ensino básico e o sistema de informação geográfica nos pleitos territoriais. In: CASTROGIOVANNI, A.C. et al. Movimentos para ensinar geografia – oscilações. Porto Alegre: Editora Letra 1, 2016.

COSTELLA, R. Z. O Significado da Construção do Conhecimento Geográfico gerado por vivências e representações espaciais. Tese de Doutorado: Geociência UFRGS, 2008.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 13. ed. São Paulo: Papirus, 2008.

FRANCISCHETT, Mafalda Nesi . A Cartografia no Ensino de Geografia : a aprendizagem mediada. Tese de Doutorado, Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP - Campus de Presidente Prudente – SP , 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GARDNER, H. Inteligências Multiplas: a teoria na prática.Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

HAESBAERT, Rogério. Dilema de Conceitos: Espaço-Território e Contenção. In: SAQUET M.A. e SPOSITO E.S. (Org.) Territorial.Territórios e Territorialidades: teorias, processos e conflitos. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e Patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

MATURANA, H.R. e VARELLA, F. J. A Ontologia da Realidade. Belo Horizonte: Ed.UFMG, 1999.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Lisboa; Instituto Piaget, Brasília, DF: UNESCO, 2002.

___________ Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2007.

___________ A cabeça Bem Feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010

PIAGET, Jean. A construção do real na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

PIAGET, Jean; INHELDER, Barbel. A representação do espaço na criança. Porto Alegre: Arte Médicas, 1993.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

SANTOS, Akiko. Didática sob a ótica do pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2003.

SILVA, Paulo R.F de Abreu e CARNEIRO, Andrea. A Educação Cartográfica na formação do professor d Geografia em Pernambuco: Revista Brasileira de Cartografia n.58/1, abril de 2006.

SILVA, Paulo R.F. de Abreu e; CASTROGIOVANNI, A. C. A Dialógica Emergente da Geografia e da Cartografia no Ensino Escolar. IX Enampege, Goiania, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 PESQUISAR – Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Pesquisar - Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSN 2359-1870